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Motivação para o sucesso das empresas

Todos nós precisamos de motivação para tudo o que fazemos na vida. É o que nos conduz ao crescimento e aprendizado na primeira infância, na idade escolar, na juventude e na vida adulta. Existe motivação para absolutamente tudo: no convívio familiar, na vida amorosa, no trabalho.

Embora seja difícil de descrever, motivação pode ser entendida como uma espécie de combustível, um impulso, uma energia que faz com que todas as pessoas ajam para conquistar seus objetivos, sejam eles quais forem.

Quando falamos de motivação no trabalho, no entanto, tudo se amplifica. A capacidade de motivar cada pessoa de uma empresa é fundamental para o seu sucesso, assim como a falta dela leva qualquer organização ladeira abaixo.

E não estou correndo o risco de estar exagerando com essa afirmação. É a partir da motivação que as pessoas se beneficiam de um clima organizacional melhor e mais produtivo.

Mas confesso que para entender todo esse processo precisei percorrer um caminho longo e atribulado. Precisei buscar a origem da palavra: dos termos em latim motus (“movido”) e motio (“movimento”) para perceber o quanto o conceito também está diretamente associado à vontade, ao interesse e ao esforço.

Remuneração é pouco

Na estrutura e na cultura da sociedade que se iniciou após a primeira revolução industrial na metade do século 19 e perdurou até o século 20, as pessoas foram levadas a acreditar que a base da motivação no trabalho era simplesmente a remuneração. Isso bastava. A prioridade era aumentar cada vez mais a produção e os resultados orientam  as estratégias até hoje.

A “trancos e barrancos”, isso mudou. A essência da motivação passou a ser estudada e medida exatamente por impactar a produtividade, e com isso ganhou valor de mercado. Mesmo que ainda exista a necessidade inevitável de aumento de produtividade e lucro, fica claro que para alcançar resultados é essencial investir na gestão de pessoas.

Posso garantir pela minha própria experiência que apesar da motivação salarial ser de extrema importância, o que move as pessoas rumo aos seus projetos é muito mais que o dinheiro.

É o que percebo todos os dias quando avalio os resultados da minha equipe. E o mais incrível: o “brilho nos olhos” se mantém apesar de todas as adversidades do momento que enfrentamos. Os resultados aparecem.

Manter as equipes motivadas é, sem dúvida, o melhor investimento que qualquer empreendedor pode fazer – sempre!

Muitas vezes nada custa e traz resultados imediatos. São atitudes positivas que servem também como trampolim para o crescimento pessoal e para autoestima das pessoas.

Esse impulso – quase inexplicável – é criado e nutrido por coisas bem diferentes do valor pago pelas horas de trabalho.

Passam por disponibilidade, incentivo ao diálogo, comprometimento, comemorações, críticas construtivas, reconhecimento, elogios, exemplos, agradecimentos e, acima de tudo, por confiança plena na liderança e nos demais membros da equipe.

E sendo assim, fica claro que motivação não é algo que se impõe, mas se constrói em via de mão dupla.

E, se ela influencia diretamente o comportamento das pessoas no trabalho e está profundamente relacionada com o nível de comprometimento, quanto mais motivado um profissional está, melhor irá desempenhar suas funções e mais alta será sua produtividade.

Combustível na medida certa

Quando o assunto é motivação, não se pode esquecer que o reverso da moeda também vale: sob o ponto de vista da empresa, colaboradores desmotivados acarretam não só baixa produtividade, mas também posturas e atitudes alteradas que podem tornar o ambiente de trabalho extremamente hostil. 

Não quero falar aqui de planejamentos e estratégias de motivação empresarial. Há inúmeras empresas e profissionais altamente qualificados para ajudar os gestores nessa tarefa.

Quero apenas dar meu testemunho sobre a importância de se trabalhar com profissionais motivados e a necessidade de mantermos relações saudáveis com nossos colaboradores por meio de gestos simples, como agradecimento, diálogo (ainda que virtual), da cumplicidade e clareza de objetivos.

Esse é o verdadeiro combustível que move os relacionamentos no trabalho e mantém a motivação em alta.

De tudo isso resta uma certeza: a lealdade de um colaborador é algo que não se compra. Um profissional que se sente acolhido e motivado a fazer o que gosta está muito mais à vontade e capaz para executar suas tarefas. E a empresa, por sua vez, só tem a ganhar com isso, já que os bons resultados e a felicidade dos colaboradores são fatores interligados.

No entanto, não há como há como fugir da responsabilidade das lideranças.

 O principal fator de impacto na motivação dos colaboradores é o tipo de posicionamento do superior imediato. Se houver uma postura adequada da liderança, as chances de motivar as pessoas no ambiente de trabalho são muito maiores.

Um gestor sem empatia, inseguro nas decisões, que procura culpados, faz cobranças em excesso, favorece um ou outro colaborador, não aceita novas ideias e toma para si ideias de outros agindo com arrogância, desrespeito ou agressividade certamente coloca tudo a perder. São apenas “chefes” ruins e não de líderes que motivam.

Hoje, apenas um grande conhecimento na área não é suficiente para ocupar um cargo que envolva a gestão de equipes. É preciso ter aptidão para a liderança e estar disposto a desenvolvê-la cada vez mais.

E aí destaco o papel da comunicação assertiva para mostrar ao colaborador o real significado de seu papel e o impacto que seus esforços trazem para a empresa.

Além disso, todo empenho é  válido para criar uma cultura de feedback: uma das maneiras mais eficazes de demonstrar reconhecimento e valorizar a importância de cada um.

Uma prática simples, mas que por meio de uma comunicação direta e transparente é capaz de construir melhorias contínuas no ambiente de trabalho e consequentemente, mais produtividade.

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